quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"E Vieram uns magos": O sentido da Epifania

                                                                                   Queridos irmãos e irmãs!


Certamente todos conhecem a história dos magos que vieram do oriente para adorar Jesus. Embora estejamos acostumados a falar em três reis magos, o texto bíblico não nos diz que eram três. Porém, como trouxeram três presentes, se deduz que cada mago teria trazido um. Mas, o que fazia um rei mago? Quando falamos em magos, imaginamos aqueles feiticeiros dos desenhos, com chapéu comprido na cabeça e uma longa manta, além de cabelos e longas barbas brancos. Mas, na verdade, os magos a quem o texto bíblico se refere, eram astrônomos. Homens que estudavam as estrelas. Apenas mais uma informação: Eles não faziam parte do povo judeu. Eles eram gentios.
Mas, qual é a importância de todos estes dados?  Muitas vezes, lemos o relato de Mateus 2.1-12 de forma automática, e, acabamos não percebendo os muitos detalhes que enriquecem não apenas a história em si, mas, todo o plano da Salvação de Deus. Falemos então, da estrela! Segundo o texto, ela conduz os magos até Jerusalém. Lá, eles se dirigem a Herodes, (provavelmente no palácio real) e perguntam pelo recém nascido rei dos judeus. Mas, o menino não nasceu em Belém? O que foram os magos fazer em Jerusalém? Acaso não foi a estrela que os guiou até lá? Interessante notar que o povo em Jerusalém não estava sabendo que havia nascido o Messias. Tudo o que sabiam é que uma profecia apontava para Belém. Além disso, naquele tempo, uma viagem, ainda que de curta distância, era demorada. Assim, vemos que houve um propósito divino ao levar os magos até Jerusalém: Mostrar ao povo, que o Salvador havia nascido. Além disso, não nos esqueçamos que os magos eram astrônomos. Logo, a estrela era um meio muito conhecido deles, e, por ela, Deus os conduz ao Salvador. Acaso, não é assim que Deus faz conosco? Ele nos revela o desconhecido através de meios conhecidos nossos. É por isso que a sua Santa Palavra está revelada nas páginas da Bíblia. É por isso que na Santa Ceia, não recebemos apenas pão e vinho, mas, o verdadeiro corpo e sangue de Cristo dado e derramado para o perdão dos nossos pecados. E, é por isso também que no batismo, não recebemos apenas um jato de água, mas, recebemos ali, a filiação na família de Deus e o perdão dos nossos pecados. Deus segue nos conduzindo. Continua nos mostrando o caminho da Salvação. E, principalmente, segue permitindo que Jesus venha até nós através de meios que podemos entender. É grande o amor de nosso Pai. Que mensagem maravilhosa temos para aplicarmos para nós e também para anunciarmos ao próximo! Que Deus nos abençoe. Um abraço carinhoso! Amém!

Pr. André Gonçalves de Freitas




0 comentários:

Postar um comentário