Uma canção composta no último dia do ano de 2012. Um convite a reflexão: Será que realmente queremos viver o novo ou se tudo permanecer igual já está bom para nós?
Assista, reflita e compartilhe com quem você ama!!!
Letra e Música: Paulo César Baruk
Direção e Edição: Jonathan Nemer
Roteiro: Paulo César Baruk
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Paulo César Baruk - Tudo Igual?
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Palavras de Vida
Estreou nesta segunda feira, 14 de janeiro, o programa Radiofônico ‘Palavras de Vida’ apresentado pelo Pastor Élvio Figur e pelos Jovens Paulinho Silva e Lucas Lupchinski. O Programa será apresentado de segunda a sexta-feira das 08:00 às 09:00hs, horário de Brasília.
Dois canais transmitem o programa ao vivo. A rádio Comunitária do Bairro Industrial, Objetiva FM, que pode ser sintonizada na frequência de 87,9 em mais de 25 bairros da Zona Norte de Juiz de Fora, e, pela Internet para todo planeta, pela Web Rádio ‘Sons da Graça’ no endereço www.sonsdagraca.net.
A Proposta do programa é levar aos ouvintes Boas Notícias, Músicas e Mensagens da Palavra de Deus e é oferecido pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Congregação Redentor do Bairro Industrial de Juiz de Fora, MG.
Não perca!
domingo, 13 de janeiro de 2013
Deus nos Chama pelo nome
P. Elvio Figur
Você sabe o significado do seu nome? Já teve essa curiosidade?
Há alguns nomes com significados interessantes. Por exemplo o nome deste que vos escreve, Elvio, significa Castanho, Pardo, Escuro. Quem me conhece pessoalmente, sabe que esse significado não traduz exatamente minhas características pessoais. O nome Paulo, significa de estatura baixa ou pequeno. Todos meus amigos e conhecidos que tem esse nome são de estatura alta. Como podemos observar, nem sempre a pessoa tem em si as características expressas no significado literal do seu nome. Mas, ainda assim, o nome que recebemos no dia do batismo é o que nós temos de mais pessoal. Quem não gosta de ser chamado pelo nome? Claro, existem exceções, mas, para muitos, ser chamado pelo nome é a melhor coisa que se pode ouvir. Especialistas afirmam ainda que, quando chamamos alguma pessoa pelo nome, isso, de alguma forma, engloba tudo o que a pessoa é. Assim, quando digo o nome Paulo, por exemplo, ainda que meu amigo Paulo não seja de estatura baixa como sugere o sentido literal do seu nome, na minha mente são agrupadas rapidamente todas as informações que eu tenho sobre ele, e essas informações eu associo ao nome dele.
Deus também nos conhece e nos chama pelo nome. Ele diz por meio de Isaías (43.1); “Não tenha medo, pois eu o salvarei; eu o chamei pelo seu nome, e você é meu”. Aqui também vale aquilo que foi dito acima, ou seja, ser chamado pelo nome pelo próprio Deus é a melhor coisa que podemos ouvir. E, isso pode ser assustador, quando Deus nos chama pelo nome, é todo o nosso ser, toda a nossa história, tudo o que fizemos, nossas imperfeições, toda nossa vida carregada e traduzida em nosso nome. Mas calma, não precisamos temer, pois o fato de Deus nos chamar pelo nome, nos mostra que ele nos aceita e nos recebe assim como somos e com todas nossas limitações, pecados e imperfeições. Ainda que ninguém de nós mereça ser chamado assim, ele chama de filhos a fim de nos transformar e lavar do pecado que nos afasta dele.
Aos gálatas, o apóstolo Paulo (que de pequeno só tinha a estatura) escreveu; “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo” (Gl 3.26-27a). Esse versículo é espetacular quando o olhamos na perspectiva de Filhos de Deus chamados pelo próprio Nome, pois é no dia do Batismo que recebemos um nome pelo qual seremos conhecidos pelo resto de nossa vida. Nesse momento somos também chamados filhos de Deus e passamos a fazer parte da família de Deus por meio da fé, como escreveu o apóstolo. Assim, Deus nos chama pelo nome ainda crianças, e continua chamando filhos e filhas para a família da fé a fim de nos revestir com as qualidades do Próprio Cristo. Ao sermos chamados de filhos de Deus, pela fé que é operada em nós, pelo Espírito Santo no Batismo, usamos a capa ∕ túnica do próprio Cristo levando sobre nós as qualidades dele.
Que Qualidades são essas?
A Bíblia identifica Jesus como sendo o Cristo, e são com as características dele que somos revestidos, segundo afirma o apóstolo Paulo. A Palavra Cristo vem do grego Christós e é sinônimo de Messias, que vem do hebraico Maschiach. As Duas Palavras significam, literalmente, Ungido. Ungir é derramar óleo sobre, ou passar óleo em. Portanto, ungido, é alguém sobre quem se derramou óleo, ou alguém em que se passou óleo a fim de que seja reconhecido ou instalado em determinada função. No tempo do Antigo Testamento eram ungidas as pessoas que eram instaladas ou empossadas a fim de exercerem determinados cargos ou funções importantes como reis e sacerdotes do templo. O uso do óleo simbolizava, basicamente, a purificação.
Se você está acompanhando meu raciocínio, já deve ter feito a ligação inevitável com o versículo citado anteriormente; “Pois, por meio da fé em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus. Porque vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo” (Gl 3.26-27a). Poderíamos dizer que, no Batismo, pela fé, nós também somos Ungidos; Instalados; Adotados como Filhos de Deus, e a partir desse momento somos também chamados de Cristãos, ou seja, Pequenos ∕ Grandes Cristos; Ungidos; Batizados; Lavados; Purificados pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Deus nos chama pelo nome. Se isso, por um lado é assustador, pois o nosso nome carrega em si toda nossa imperfeição, culpa e pecado, por outro lado, ser chamado pelo nome é confortador, pois como Filhos de Deus, pela fé, somos revestidos das qualidades do próprio Cristo. Ou seja, somos Ungidos, Lavados e Purificados pelo sangue de Jesus. Aliás, o nome Jesus’ significa Só Javé salva ∕ Só Deus Salva. E Ele, Jesus, diferente de nós, tem em si todas as características expressas no significado literal do seu nome.